“Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei”... “Fora da Caridade não há Salvação”... “Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade” ... “Aqueles que passam a sua vida na abundância e na felicidade humana são espíritos frouxos que permanecem estacionários” ... “Se tornarmos a palavra milagre em sua acepção etimológica, no sentido de coisa admirável, teremos milagres incessantemente sob as vistas. Aspiramo-los no ar e calcamo-los aos pés, porque tudo então é milagre em a Natureza” ... Allan Kardec
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, o espiritismo é a minha verdade, algo que escolhi como filosofia, a razão e a emoção caminhando lado a lado e tendo a ciência e a religião como fundamentos em seu tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião.

Eu sou Marcos Valério, casado, nascido em Pernambuco, ensino médio (incompleto) e profissional da construção civil (pedreiro).
Eu como trabalhador da Doutrina dos Espíritos quero através deste Blog levar até vocês uma análise dos fatos do nosso dia a dia, mas sempre à luz da Doutrina dos Espíritos.

Contatos - 21 97901-0217 - (WhatsApp)

Pesquisar este blog


domingo, 9 de agosto de 2020

Marcos Valério à Luz do Espiritismo / Conceitos e Valores

Olá.

Conceitos e valores

Neste mundo de provas e expiações, conceituar e ou valorizar algo ou fatos, tornou-se atividade necessária para um bom, digamos assim, viver.
Mas, vamos analisar, segundo as definições de cada palavra.
Conceito: Conceito é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstratas de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento”.
Valor: Em ética, valor denota o grau de importância de alguma coisa ou ação, com o objetivo de determinar quais são as melhores ações a serem tomadas ou qual a melhor maneira de viver, ou para determinar a importância de diferentes ações.
Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas conceitos que traduzem as nossas preferências.
Entender exatamente essas definições é o que nos dá certeza de como estamos agindo perante nos mesmo, família, sociedade, enfim, nesse processo de lidar com as situações, conceituar uma ideia, uma ação, expor pensamentos, que nem sempre agrada a todos, e não vai agradar mesmo.
Que possamos aprender a valorizar o que de fato é para ser valorizado.
Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito diversa. Ou seja, por vezes valorizamos e damos mais ênfase a casos e situações que não necessariamente, naquele momento, não precisaria dispor de nossa energia vital. Somos seres individuais, cada qual com seu pensamento, maneira de viver, conceitos e valores, porém, estamos inseridos numa globalidade, o que faço perante meu semelhante, hoje, dirá quem sou e como sou viver é uma arte complexa, bem sei.
Ter a devida consciência quando conceituamos algo.
Ter em mente que o ser humano como unidade deve ser respeitado e sempre quando possível, ter o olhar de misericórdia Divina, agindo como Jesus agiu, pondo em prática o que se diz na já explanada frase: “Ame teu próximo como a ti mesmo”.

Graça e paz.

Marcos Valerio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário