Conceitos e valores
Neste mundo de provas e expiações, conceituar e ou valorizar algo ou fatos, tornou-se atividade necessária para um bom, digamos assim, viver.
Mas, vamos analisar, segundo as definições de cada palavra.
Conceito: Conceito é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstratas de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento”.
Valor: Em ética, valor denota o grau de importância de alguma coisa ou ação, com o objetivo de determinar quais são as melhores ações a serem tomadas ou qual a melhor maneira de viver, ou para determinar a importância de diferentes ações.
Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas conceitos que traduzem as nossas preferências.
Entender exatamente essas definições é o que nos dá certeza de como estamos agindo perante nos mesmo, família, sociedade, enfim, nesse processo de lidar com as situações, conceituar uma ideia, uma ação, expor pensamentos, que nem sempre agrada a todos, e não vai agradar mesmo.
Que possamos aprender a valorizar o que de fato é para ser valorizado.
Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito diversa. Ou seja, por vezes valorizamos e damos mais ênfase a casos e situações que não necessariamente, naquele momento, não precisaria dispor de nossa energia vital.
Somos seres individuais, cada qual com seu pensamento, maneira de viver, conceitos e valores, porém, estamos inseridos numa globalidade, o que faço perante meu semelhante, hoje, dirá quem sou e como sou viver é uma arte complexa, bem sei.
Ter a devida consciência quando conceituamos algo.
Ter em mente que o ser humano como unidade deve ser respeitado e sempre quando possível, ter o olhar de misericórdia Divina, agindo como Jesus agiu, pondo em prática o que se diz na já explanada frase: “Ame teu próximo como a ti mesmo”.
Graça e paz.
Marcos Valerio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário