“Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei”... “Fora da Caridade não há Salvação”... “Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade” ... “Aqueles que passam a sua vida na abundância e na felicidade humana são espíritos frouxos que permanecem estacionários” ... “Se tornarmos a palavra milagre em sua acepção etimológica, no sentido de coisa admirável, teremos milagres incessantemente sob as vistas. Aspiramo-los no ar e calcamo-los aos pés, porque tudo então é milagre em a Natureza” ... Allan Kardec
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, o espiritismo é a minha verdade, algo que escolhi como filosofia, a razão e a emoção caminhando lado a lado e tendo a ciência e a religião como fundamentos em seu tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião.

Eu sou Marcos Valério, casado, nascido em Pernambuco, ensino médio (incompleto) e profissional da construção civil (pedreiro).
Eu como trabalhador da Doutrina dos Espíritos quero através deste Blog levar até vocês uma análise dos fatos do nosso dia a dia, mas sempre à luz da Doutrina dos Espíritos.

Contatos - 21 97901-0217 - (WhatsApp)

Pesquisar este blog


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Marcos Valério à Luz do Espiritismo / Meio termo

Razão e emoção caminham lado a lado e muitas das vezes se confundem, afinal, somos seres humanos e como tal exprimimos nossas sensações de acordo com o momento que estamos passando, num conceito geral, figuradamente falando, meio termo é uma moderação determinada pelas exigências das circunstâncias; equilíbrio, comedimento.
A doutrina nos passa que devemos sempre ponderar sobre nossas ações e por vezes é melhor não tomar certas atitudes em prol da manutenção do nosso equilíbrio emocional, isso a razão prescreve, quando se opta por usar só da emoção, por vezes, só vamos nos dá conta que não deveríamos ter feito algo depois do fato consumado.
Somos seres espirituais vivendo umas experiências humanas, isto é fato, e é na carne que trabalhamos para nosso crescimento espiritual, nossa evolução consiste em termos que passar por vários estágios e provas, muitas das vezes, situações viram ao nosso encontro para testar nosso equilíbrio e é exatamente neste momento que vamos nos dá conta de como estamos, usaremos a razão ou agiremos emocionalmente sem nenhum critério de avaliação.
Somos indivíduos racionais e emocionais, uns mais emocionais outros mais racionais, somos seres integrais, quando usamos a razão e emoção adequadamente no momento certo, tudo se equilibra.
Por hora, nós agimos mais em função da emoção do que da razão.
Este assunto é bem vasto, bem sei, precisamos trabalhar dentro de nós equilibrarmos esta balança, se melhorar, trabalhar a razão e a emoção, para que se possa caminhar juntas e assim evitar o que acontece infelizmente em vários segmentos religiosos, quando uma se sobressai a outra, torna cego o individuo.
“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da humanidade”.
Graça e paz. 
Marcos Valério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário