Sempre delegamos ao tempo o poder de fazer algo por nós. Tratar das feridas emocionais, curar um “amor” partido, ditar o ritmo de como levamos a vida, se sobra tempo, não é devidamente aproveitado, se falta reclamamos, enfim ao tempo é dado a chave que abre e fecha tudo que temos que fazer, se estamos felizes o tempo passa rápido, se adoecemos parece uma eternidade.
A outra situação que se usa do tempo, e uma situação perniciosa, quanto tempo se usa para denegrir, menosprezar, humilhar, nosso semelhante?
Detalhe ainda jogamos praga dizendo” o tempo vai mostrar”.
Difícil imaginar a vida sem esse termômetro que indica se estamos usando bem ou não esta benção divina, que, aliás, deve ser bem cuidado; o Tempo; com o tempo pode se descobrir muitas coisas, ele dita as regras de uma passagem de época para outra, no tempo encontra se respostas para várias perguntas, por exemplo, em que tempo o homem começou a exercer seu raciocínio? Eita essa foi longe e bota tempo nisso.
Agora mesmo uso do meu tempo para escrever este artigo, poderia estar fazendo outra coisa.
À vontade e a disciplina são fatores fundamentais para o bom uso do tempo. Como muito bem esclareceu Léon Denis: A vontade é a maior de todas as potências; é, em sua ação, comparável ao imã. A vontade de viver, de desenvolver em nós a vida, atrai-nos novos recursos vitais; tal é o segredo da lei de evolução [O problema do ser, do destino e da dor, capítulo XX, 32ª ed. FEB, 2014, pág. 291].
Uma das finalidades do Espiritismo é a de tornar melhores as pessoas que o compreendem (Revista Espírita, julho de 1858) podemos nos empenhar em conhecê-lo e compreendê-lo melhor e, por este modo, estaremos usando muitíssimo bem o tempo de que dispomos, lendo e estudando, ainda que pouco a pouco, as cinco obras fundamentais (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo e a Gênese), de Allan Kardec.
Tempo é oportunidade, e essa oportunidade às vezes é desperdiçada por conta de algo chamado livre-arbítrio e por conta disso se joga fora literalmente preciosos momentos que não voltam atrás.
Então meu irmão como você esta utilizando seu tempo?
O meu eu tento ser assim, procurando ser melhor a cada dia e sendo assim será mais fácil enxergar no próximo um irmão e fazer a ele somente o que gostaria que ele me fizesse, assim coloco em prática o ensinamento máximo de Jesus, o Cristo, Modelo e Guia da Humanidade, nosso Irmão, nosso Mestre, nosso Amigo de todas as horas.
Muita paz e luz / Marcos Valério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário