“Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei”... “Fora da Caridade não há Salvação”... “Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade” ... “Aqueles que passam a sua vida na abundância e na felicidade humana são espíritos frouxos que permanecem estacionários” ... “Se tornarmos a palavra milagre em sua acepção etimológica, no sentido de coisa admirável, teremos milagres incessantemente sob as vistas. Aspiramo-los no ar e calcamo-los aos pés, porque tudo então é milagre em a Natureza” ... Allan Kardec
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, o espiritismo é a minha verdade, algo que escolhi como filosofia, a razão e a emoção caminhando lado a lado e tendo a ciência e a religião como fundamentos em seu tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião.

Eu sou Marcos Valério, casado, nascido em Pernambuco, ensino médio (incompleto) e profissional da construção civil (pedreiro).
Eu como trabalhador da Doutrina dos Espíritos quero através deste Blog levar até vocês uma análise dos fatos do nosso dia a dia, mas sempre à luz da Doutrina dos Espíritos.

Contatos - 21 97901-0217 - (WhatsApp)

Pesquisar este blog


sexta-feira, 25 de abril de 2025

Marcos Valério à Luz do Espiritismo / Coerência

Ser coerente significa ter uma ligação, estar em harmonia entre dois fatos ou ideias, contudo, percebo, que quando tratamos sobre a Doutrina dos Espíritos, essa coerência varia de acordo com as minhas ideias e o que eu acho que é certo sobre o que penso, sem o menor cuidado em saber o que esta escrito nas obras da codificação vou levando adiante ideias e formulando opinião pelo que escuto ou leio de pessoas que se intitulam profundo conhecedores da doutrina kardecista, só se for mesmo do kardecismo, porém longe, muito longe, do que realmente é o conceito da Doutrina dos Espíritos, o verdadeiro Espiritismo, Kardec em nenhum momento assinou a obra como sendo dele, portanto, kardecismo é obra daqueles menos esclarecidos, quanto mais mexo nesse vespeiro, mais encontro pessoas que se dizem espíritas com ideias tão absurdas quanto fantasiosas, o Espiritismo é racional, é lógico, somos seres pensantes, li em um artigo, de um espírita, orador e profundo conhecedor da doutrina, sobre o sexo dos espíritos, nossa, estarrecedora a narrativa do cidadão chegando ao ponto de dizer que os espíritos se relacionam entre si como homem e mulher e assim geram novos espíritos, Deus perdoe-me aqui dizer, mas o Senhor esta perdendo seu tempo em criar novos seres, já que os espíritos se reproduzem por si só, fico estarrecido quando me deparo com tamanha falta de conhecimento e ainda pior ver que estas pessoas ainda encontram quem os aplauda, segundo nossos irmãos superiores o que eles nos passam é que: A carne procede da carne, já o Espírito não procede do Espírito. Momento inesquecível é aquele em que Chico relata os primeiros contatos, quando Emmanuel o preveniu de que pretendia trabalhar ao seu lado, por tempo longo, mas que deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec. E mais, que se um dia ele, Emmanuel, algo aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, que Chico deveria permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo. Isso mesmo meus irmãos, é o que faço quando algo vem a minha mente coloco sobre o crivo da razão e busco averiguar dentro da codificação se tem fundamento Kardequiano, veja bem, kardequiano e não kardecista. Afinal, os estudos kardequianos compõem um legado de grande valor, que merece invadir a mente e o coração, para ser verdadeiramente compreendido e colocado em prática. E as obras da codificação estão ai para serem estudadas e consequentemente levantar o véu que ainda cobre muitas frontes, Espíritas amai-vos, eis o primeiro ensinamento, intruir-vos o segundo, procurem se instruir, leiam as obras de Kardec, estudem com afinco sobre a doutrina e verão o quanto é necessário ter esse conhecimento a cerca do que é o verdadeiro Espiritismo, não se deixem levar por qualquer conversa por mais verossímil que pareça, na duvida faça como Emmanuel, fiquem com Jesus e Kardec.
Muita paz e luz / Marcos Valerio.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Marcos Valério a Luz do Espiritismo / Adversários do Espiritismo

Um oportuno texto de Kardec sobre o porquê não devemos cair na armadilha preparada por adversários do Espiritismo que é levar à casa espírita a discussão política.
"Devo ainda assinalar-vos outra tática dos nossos adversários, a de procurar comprometer os espíritas, induzindo-os a se afastarem do verdadeiro objetivo da doutrina, que é o da moral, para abordarem questões que não são de sua alçada e que, a justo título, poderiam despertar suscetibilidades e desconfianças. NÃO VOS DEIXEIS CAIR NESSA ARMADILHA; afastai cuidadosamente de vossas reuniões TUDO QUANDO SE REFERE À POLÍTICA E A QUESTÕES IRRITANTES; a tal respeito, as discussões apenas suscitarão embaraços, enquanto ninguém terá nada a objetar à moral, quanto esta for boa. Procurai no Espiritismo aquilo que vos pode melhorar: eis o essencial. Quando os homens forem melhores, as reformas sociais realmente úteis serão uma consequência natural; trabalhando pelo progresso moral, lançareis os verdadeiros e mais sólidos fundamentos de todas as melhoras, e deixareis a Deus o cuidado de fazer com que cheguem ao devido tempo. No próprio interesse do Espiritismo, que é ainda jovem, mas que amadurece depressa OPONDE UMA FIRMEZA INQUEBRANTÁVEL AOS QUE QUISEREM VOS ARRASTAR POR UMA VIA PERIGOSA." ALLAN KARDEC .
Estamos num momento de turbulência seja no aspecto moral quanto social e a princípio aos nossos olhos tudo parece um caos, a falta de respeito às instituições, o querer se aproveitar do cargo que se ocupa, o desvirtuamentos do que julgamos ser correto, o medo de se locomover, enfim estamos vivendo como já pronunciado pelo Mestre Jesus há muito tempo atrás, no mundo viverá de aflições, Kardec no texto acima lá em pleno séc. 19, mais precisamente indo para o final da época, já salientava quanto à falta de melhoramento dos homens em relação a determinados assuntos, principalmente a política, hoje não estamos diferentes em relação àquela época, nos falta à madureza necessária, brigamos por tudo e contra todos para querer impor nosso pensamento e ponto de vista, ainda não estamos preparados para absorver de maneira ordeira e conscienciosa a opinião adversa do nosso irmão, somos seres individuais e é natural e necessário que cada um tenha sua opinião sobre o que quer que seja, o respeito à individualidade humana é fator fundamental para o bom convívio em sociedade, tudo começa pelo respeito, e quando falta esse respeito abre se a porta que beira a barbárie a intolerância o desamor e nada absolutamente nada se põem de pé, quando se impera a desordem tudo vira um caos, e vendo como num prisma parece que estamos ainda lá em plenos séculos passados, ou às vezes parece, muito piores, espero em Deus que este turbilhão em que a humanidade se encontra em aspectos morais sirva para alguma coisa, caso contrário estaremos jogando fora varias e varias oportunidades de aprendizado e assim estacionando, mesmo que provisoriamente, na senda da evolução humana... “Nascer, crescer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”.
Muita paz / Marcos Valerio.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Marcos Valério a Luz do Espiritismo / Leis

Leis
Moisés escreveu leis para conter os abusos do povo da época, são cerca de 613 e não cabe aqui por todas, alias estão todas na Bíblia, porém destaquei algumas e uma delas segundo o escrito proíbe a homossexualidade (Levítico, 20:13), mas também escreveu outras leis. EXEMPLO: Quem trabalha no sábado será morto (Êxodo, 35:2), filhos desobedientes e rebeldes, que não ouçam pais e se comprometam no vício, serão apedrejados até a morte (Deuteronômio, 21: 18-21), É proibido comer carne de porco, lebre ou coelho (Levítico, 11: 5-7), Deficientes físicos estão proibidos de aproximar-se do altar do culto, para não profaná-lo com seu defeito (Levítico, 21: 17-23), Os adúlteros serão apedrejados até a morte (Deuteronômio, 22: 22), etc. Ok, estamos em pleno século 21 e me espanta ainda pessoas de usar desses escritos para dar respaldo a pensamentos de caráter homofóbicos, por exemplo, e citam as escrituras para dar pano de fundo as barbáries cometidas, lamentável que ainda existem pessoas que parecem que pararam no tempo e ainda estão ligados ao “velho testamento”, dizem que segue o cristianismo, porém, o amar o próximo como a si mesmo passa longe de sua filosofia de vida, mais que seguir leis, Jesus em sua passagem deixou um legado de amor, e mostrou aos homens, mesmo daquela época que o que mais importava era o respeito e a fraternidade entre eles, que deveríamos aprender a lidar com o nosso semelhante e acima de tudo amar a Deus, quando se ama de verdade, ama-se o semelhante como ser humano, o que ele faz ou deixa de fazer e de responsabilidade dele, se esta certo ou errado não compete a mim ou a quem quer que seja lançar pedras em sua vida por questões sexuais, religiosas, ou seja, lá o que for, cada um cuide de si, a Doutrina dos Espíritos é bem clara nestes pontos e assim acompanha o Mestre no proceder para conosco, cada um segundo suas obras, as leis Divinas estão guardadas em nossa consciência, e são por estas leis que seremos julgados, os nossos atos e proceder é que ditaram o rumo pelo qual seremos levados a prestar contas e neste momentos mais que observar as leis, levar-se-á em conta tudo que praticamos, se plantamos amor colheremos seus frutos, o contrário disso sabemos muito bem o que é, ser Cristão nesta atualidade é ter em mente a máxima de Jesus Amar a Deus sobre todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo, e permitir assim que cada um siga sua jornada como deseja seguir e posteriormente galgar degraus evolutivos ,repito aqui cada um segundo suas obras, vamos viver, eu minha vida ,você a sua e assim atravessar esta nossa existência e cumprir aquilo que me propus a fazer e quem sabe lá na frente olhar para trás e dizer : Eu venci.
PS. A propósito alguém ai cumpre aquelas leis que estão la em cima ?
Muita paz e luz
Marcos Valerio.

sábado, 5 de abril de 2025

Marcos Valério À Luz do Espiritismo / As moradas na casa do Pai

A casa do Pai é o universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito […]. Allan Kardec: O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 3, item 2.
Independentemente da diversidade dos mundos essas palavras de Jesus podem referir se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade […]. Allan Kardec: O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 3, item 2.
Ao longo do processo evolutivo, o Espírito […] cresce no conhecimento e aprimora-se na virtude, estruturando, pacientemente, no seio do espaço e do tempo, o veículo glorioso com que escalaremos, um dia, os impérios deslumbrantes da Beleza Imortal. Emmanuel
Essa expressão as diversas moradas do Pai é um dos princípios da doutrina espírita para designar a pluralidade dos mundos habitados no universo e hoje com o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento da capacidade de estudo a cerca deste universo no qual estamos inseridos, cada vez mais o homem vislumbra horizontes ate então desconhecidos, e verifica-se que outros mundos estão ai para serem analisadas.
Mas também a outras expressões a serem analisadas Independentes da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variará ao infinito o meio em que ele se encontre o aspecto das coisas, as sensações que experimente as percepções que tenha.
E, portanto cada mundo recebe aquele que se enquadra segundo sua escala evolutiva para assim habitalo.
Pois a razão de ser a humanidade constituída por espíritos de diferentes ordens e segundo o grau de perfeição que tenham alcançado habitará mundos mais evoluídos.
Por força da lei à medida que o espírito se depura materialmente vai abitando mundos mais ditosos, Entre eles há os em que estes últimos são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros, da mesma categoria que o nosso; e outros que lhe são mais ou menos superiores a todos os respeitos.
Nos mundos inferiores a essência é todo material sendo quase nula a vida moral, À medida que esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal maneira que, nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.
Enfim, é um assunto bastante rico e amplamente estudado nas casas espíritas, difícil hoje acreditar que estamos sozinhos neste universo e o que no passado muitos tinham como vislumbres de vidência ou algo impossível de se acreditar ta ai a ciência para comprovar o que no mundo espiritual isso não é nada de novo.